Universidade Federal do Rio de JaneiroProjeto GIS


 

SIG - GPS

O que é SIG (Sistema de Informações Geográficas)?
Sistema de Informação Geográfica SIG ou GIS é tecnologia baseada em Hardware e Software utilizada para descrição e análise do espaço geográfico. Esta tecnologia integra operações de banco de dados , análise estatística e mapeamento digital espacialmente referenciadas (coordenadas geográficas ).
Suas principais aplicações são em :
transportes,planejamento urbano e regional, meio ambiente, agricultura, segurança e educação.
O Sistema de Informações geográficas distingui-se de outros sistemas no que se refere a poderosa ferramenta de análise espacial , ou seja , cruzamento de informações geográficas (espacial) e banco de dados que permitem respostas as questões que envolvem determinado espaço geográfico. No entanto, o termo GEOPROCESSAMENTO, refere-se ao processamento , coleta e visualização de dados georreferênciados (Cartografia, GPS, Sensoriamento Remoto e Topografia), com a finalidade de formar a base cartográfica , elemento fundamental do GIS.
A cartografia e a análise geográfica não são procedimentos científicos novos no processo de tomada de decisões técnicas, no entanto o GIS possibilita de maneira rápida e segura as análises antes efetuadas manualmente. Os Sistemas de Informação Geográficas permitem à agregação de um grande número de informações o que o torna uma ferramenta imprescindível no mundo moderno.
O GIS e o Geoprocessamento hoje é uma indústria que movimenta bilhões de dólares e emprega um grande número de pessoas. Atualmente já existe um comércio de dados digitais (mapas, banco de dados, imagens, aplicativos) o que torna o GIS uma tecnologia cada vez mais importante, fazendo com que esta já faça parte dos currículos das universidades de todo o mundo.

Ciências afins:

a) Sensoriamento Remoto
b) Geodésia
c) Cartografia
d) Banco de Dados


O Projeto GIS adquiriu um par de aparelho GPS, marca Trimble®, GeoExplorer II. Esta nova facilidade de coleta de dados geo-referenciados já está disponível aos nossos projetos e usuários.

Poderoso, leve, compacto e acessível receptor GPS para aplicações em mapeamento e coleta de dados GIS pois permite capturar atributos dos pontos levantados a partir de um dicionário de dados criado no software de processamento Pathfinder Office. 
 
Precisão de 2 a 5 metros após correção diferencial. 
Precisão decimétrica após processamento da fase da portadora. 
Menus e software de processamento em ambiente Windows totalmente em português. 
Registro de pontos, linhas e áreas. 
Diferencial em tempo real utilizando padrão RTCM SC-104. 

Utilizamos o Maptitude® e TransCAD® para roterização e mapeamento.



O Eng. Aurélio Ferreira Braga
aurelio@gis.pet.coppe.ufrj.br é o responsável pela nova equipe GPS.


Coordenadas do Projeto GIS:


Latitude: 22º 51' 42,74" Sul
Longitude: 43º 13' 50,32" Oeste

E quais as suas coordenadas?

Maiores informações:
aurelio@gis.pet.coppe.ufrj.br

 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida, por gentileza, entre em contato com o Grupo GIS
 

© 1998, 19 Universidade Federal do Rio de Janeiro
Conectada à INTERNET através da
RedeRio de computadores